Parque Nacional da Gorongosa (PNG)

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) é uma área de conservação que se situa no coração da zona centro de Moçambique. Desde de muito cedo que a região da Gorongosa, pelas suas paisagens e biodiversidade atraíam caçadores, exploradores e naturalista. Foi em 1920 que foi criada uma reserva de caça, com cerca de 1000 Km² pela companhia de Moçambique. Em 1935 quando o Sr. José Henriques Coimbra foi designado administrador da reserva, a mesma foi aumentada para 3200 km².

A Gorongosa foi, em 1960, nomeada Parque Nacional pelo Governo Português. Depois desta nomeação, a Gorongosa observou melhorias significativas como a construção de estradas e outras infra-estruturas. Também no final dos anos 60 foram realizados os primeiros estudos científicos no Parque, conduzidos por um ecologista Sul-Africano, Kenneth Tinley.

Mais tarde e devido à Guerra Civil que ocorreu em Moçambique (1981-1994), a violência dentro e nos arredores do PNG aumentou, o que teve como consequência o encerramento do Parque e que este tenha sido abandonado. Esta área foi, durante 9 anos, palco de inúmeras batalhas (terrestre e aérea) que fez com que todas as construções fossem destruídas. Devido à guerra e à caça furtiva as populações de mamíferos de grande porte (Elefantes, Hipopotamos, Búfalos, Zebras e Leões) sofreram uma grande redução (cerca de 90%).

Em 1994, depois da Guerra, e com a ajuda do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) foram reunidos esforços para começar a recontruir as infrastruturas do Parque e ajudar a restaurar a vida selvagem.

O Parque, como o conhecemos agora, abriu em 2008 com uma parceria Público-Privada de 20 anos entre o Governo de Moçambique a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa). A fundação Carr é uma organização Americana sem fins lucrativos que juntamente com o Ministério do Turismo de Moçambique lideram, desde de 2004, o Projecto de Restauração do PNG, tendo assim criado uma equipa multidisciplinar que trabalham em conjunto de forma a encontrar soluções para os desafios de conservação e desenvolvimento.

O PNG tem como principal objectivo proteger e preservar a bonita natureza selvagem de Moçambique e como tal têm estado a desenvolver trabalhos em quatro áreas principais (Clique nos links para saber mais):

 

 

A equipa do Parque é constituida por mais de 70 pessoas, que trabalham diariamente de forma a conseguir obter os melhores resultados de gestão do Parque e conservação de todas as espécies existentes. Greg Carr e Bernardo Beca Jofrisse fazem parte do comité de gestão do PNG e Mateus Mutemba é actualmente o Administrador do mesmo.

O Parque Nacional da Gorongosa é conhecido como um dos lugares mais especiais e bonitos de África. Devido à riqueza do solo e as chuvas abundantes, a Gorongosa tem um enorme variedade de ecossistemas, e é possível em cada um deles encontrar diferentes espécies, cada uma com a sua história.

Uma das espécies mais emblemáticas e com uma história particular é a Acácia Amarela (Vachellia xanthophloea). Esta é uma árvore que cresce em zonas húmidas perto de cursos de água, onde proliferam os mosquitos portadores de doenças como a malária. Era então comum que as pessoas que viviam nas comunidades presentes nestas áreas contraíssem malária e que manifestassem sintomas da doença como a febre. Contudo pensava-se na altura que esses sintomas seriam provocados por esta árvore,  pelo uso da água presente nas redondezas da mesma, tendo ganho o nome de “Fever tree” em inglês.

A Joana teve a oportunidade de presenciar todos estes ecossistemas e partilhou comigo e agora convosco muitas das fotografias cheias de história que tirou durante os safaris realizados.

JOANA, MUITO OBRIGADA PELAS FOTOS!

Curiosidades:

  • Devido à caça furtiva que os elefantes do PNG sofreram pelo seu marfim na altura da guerra, os indivíduos que restaram possuem presas muito pequenas ou mesmo ausentes.
  • Alguns dos elefantes apresentam maior agressividade perante a presença de humanos devido à memória de guerra.

Referência: http://www.gorongosa.org/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: